domingo, 10 de fevereiro de 2013

Psicanálise e poesia
“A psicanálise nasceu com a descoberta de que as palavras são cheias de silêncio. Aqueles que só entendem o que é falado ou escrito não entendem coisa alguma: a letra mata.


O corpo fala línguas ininteligíveis: glossolalia. Babel deve dar lugar a Pentecostes. A verdade vive no avesso daquilo que é conhecido com familiaridade. Sabedoria é loucura, loucura é sabedoria. Como o Deus Absconditus, a verdade também vem escondida, sob um disfarce. Ela usa máscaras.
 
 Todas as palavras, tomadas literalmente, são falsas. A verdade mora no silêncio que existe em volta das palavras. Prestar atenção ao que não foi dito, ler entre as linhas. A atenção flutua: toca as palavras sem cair em duas armadilhas, sem ser por elas enfeitiçadas. Cuidado com a sedução da clareza! Cuidado com o engano do óbvio!
[...]

A psicanálise é um ouvir atento do silêncio que mora nos interstícios das palavras, a fim de ouvir o que não foi falado.Mas isso não foi invenção da psicanálise: a psicanálise apenas acreditou naquilo que já havia sido conhecido por milhares de anos e depois varrido para fora do salão como lixo, pela etiqueta das ideias claras e distintas.
Muito antes da psicanálise, os poetas buscam as palavras que moram no silêncio.”



Rubem Alves em Lições de Feitiçaria

5 comentários:

  1. Lindos trechos que escolheste! beijos,tudo de bom, ótimo feriadão1chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliete,

    Lindo texto, Rubem Alves é tudo de bom.
    Bjs e ótimo feriado


    ResponderExcluir
  3. Amiga! sou apaixonada pelo teu blog...nem sempre tiro tempo para deixar comentários, mas as postagens me fascinam. Hoje, este texto do Rubens Alves, tocou meu coração. Sou fã da psicanálise e cada vez mais entendo meu analista...aquele silêncio estarecedor...amei! aproveitando, passei por aqui também para te avisar que te citei lá no meu blog, como um dos meus blogs favoritos, por tudo isso. Quanto ao selo, por favor, fique a vontade em aceitar. Eu aceitei porque achei a ideia de falar um pouco da gente sensacional...beijos minha querida!

    ResponderExcluir
  4. Ei Eliete adorei o texto, faço terapia e adoro entender um pouco do silencio do analista faz parte né e é certo a gente sabe o por que do silencio... beijo grande, adoro passar aqui, um belo feriado para voces.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Eliete, muito bom esse texto... Saudade da Psicanálise, hehe... Posso não estar mais trabalhando como Psicóloga, mas a Psicanálise continua sendo uma paixão, uma maneira de observar as coisas, inclusive a arte e a poesia...
    Boa semana flor!!!
    Muito obrigada pleo carinho lá no blog...
    Muitas coisas em comum mesmo, hehe...
    Ganhei a biografia da Frida do meu pai, mas ainda não li...
    Beijãooooo

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog