sábado, 28 de abril de 2012


CARTA DE ABRAHAN LINCOLN AO PROFESSOR DO SEU FILHO




"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.

Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.

Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.

Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."

Abraham Lincoln, 1830








3 comentários:

  1. Puxa, o professor deve ter ficado sem palavras, de tantas verdades!!! Linda carta! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii... Selinho lá no meu blog pra ti amore... Beijãoooo
    obs: é só copiar o selinho e responder as perguntas, depois pode também indicar o selinho para os blogs que tu adora!!!

    http://lereamar.blogspot.com.br/2012/04/selinho-do-blog.html

    ResponderExcluir
  3. Oiiii Flor!!! Amei seu recadinho... Na verdade a gente acaba se aproximando de pessoas parecidas com a gente, pessoas que buscam as mesmas coisas, serem pessoas melhores, do bem, ajudando a construir um mundo melhor... Buscando sempre a paz, o amor e a fé... Beijãoooo
    obs: o selinho é uma maneira de demonstrar o meu carinho e o quanto vocês são especiais!!!

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog