domingo, 8 de janeiro de 2012



..."Havia uma senhora, que vamos chamar por exemplo de Julia, que morava em frente a um convento de freiras enclausuradas; o apartamento, num terceiro andar, tinha uma varanda que dava para o convento, uma sólida construção do século XVII.




Certo dia Julia experimentou as rosquinhas que as freiras faziam e gostou tanto que se habituou a comprar uma caixinha todos os domingos. A assiduidade de suas visitas levou-as a travar uma certa amizade com a irmã Porteira, que ela naturalmente nunca via, mas com quem falava através da porta giratória de madeira.




Conhecendo os rigores da clausura, certo dia Julia contou à irmã que morava bem ali em frente, no terceiro andar, naquela varanda que dava para a fachada e que não vacilasse em pedir sua ajuda se precisasse de qualquer coisa do mundo externo, como levar uma carta, ou buscar um embrulho, ou fazer algum outro favor. A freira agradeceu e as coisas ficaram assim.




Passou um ano, passaram trinta anos. Certa tarde, Julia estava sozinha em casa quando bateram na porta. Abriu e se deparou com uma freira pequenina e anciã, muito limpa e enrugada. Sou a Irmã Porteira , disse a mulher com uma voz familiar e reconhecível; anos atrás você me ofereceu sua ajuda se precisasse de alguma coisa de fora, e agora eu preciso .




Pois não, respondeu Julia, diga. Queria lhe pedir , explicou a freira, que me deixasse debruçar-me na sua varanda. Estranhando, Julia fez a anciã entrar, guiou-a pelo corredor até a sala e foi a varanda com ela. Lá ficaram as duas, imóveis e caladas, observando o convento durante um bom tempo. Afinal, a freira disse: É muito bonito, não é?


E Julia respondeu: Sim, muito bonito. Dito isto, a Irmã Porteira regressou para o seu convento, provavelmente para nunca mais tornar a sair".



Livro: A Louca da casa de Rosa Montero

12 comentários:

  1. Que lindo e instigante trecho!Adorei! Por vezes precisamos sair de onde estamos pra apreciar melhor a beleza que lá tem! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que bom que está de volta!!!!! Para enriquecer e abrilhantar o dia a dia de seus seguidores!!!
    Ao menos uma vez na vida é bom sair de si mesmo pra tentar enxergar, de fora, o mundo em que vivemos... por estarmos tão envolvidos nele corremos o risco de nos esquecer dos detalhes que realmente importam...
    Lindo domingo pra você, querida Eliete

    ResponderExcluir
  3. querida ELIETE LINDO CONTO QUE NOS LEVA A MEDITAR
    SOBRE AS RAZÕES QUE TERIAN LEVADA A FREIRA IDOSA
    DEPOIS DE TANTOS ANOS A QUERER CONTEMPLAR O CONVENTO NO QUAL VIVEU ENCLAUSURADA AGORA VISTO PELO LADO DE FORA,FICA A PERGUNTA?SERIA APENAS CURIOSODADE,!!!DESEJO DE VER A VIDA POR OUTRO ANGULO,SAUDADES DO MUNDO LA FORA,QUEM PODE SABER OS SEGREDOS E PENSAMENTOS QUE GUARDAM UM CORAÇÃO UM PENSAMENTO?..LINDO AMIGA ADOREI ESTE TEXTO PARABENS TENHA UM LINDO DOMINGO BJS MARLENE

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante e instigante para reflexão... possíbilita muitas derivações mas a que mais me atrai é que ninguém consegue enclausurar a alma humana.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Minha querida!
    Adorei o conto, não conhecia...muito para pensar...bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,Eliete!!

    Que trecho interessante!!!Dá o que pensar...
    precisamos mudar de posição as vezes para vermos melhor.Tudo fica diferente quando mudamos o foco do olhar!
    Deve ser um livro muito bom de ler!!!
    *Estou terminando O tempo entre as costuras-María Duenãs, e recomendo!!!É muito bom!
    beijos querida!!!
    *Bem vinda de volta!!!!!Tirei uns dias e voltei hoje!!

    ResponderExcluir
  7. Eliete,fiquei feliz com sua visita...

    seu blos está lindo...o texto não poderia ser mais interessante...

    FELIZ ANO DE 2012!

    meu abraço de carinho...

    Zil

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto.
    Mas, sabe que de vez em quando eu gosto de ver minha casa da casa da minha vizinha?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Sempre bom ver a vida de várias varandas...

    Angelina

    ResponderExcluir
  10. Eliete!ante tod FELIZ AÑO NUEVO!!todo lo mejor para vos!!
    Me gustó muchísimo este relato, para pensar y reflexionar...tiene que ver con eso de que todo cambia si lo miramos desde la vereda de enfrente ¿no? Un cariño enorme!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Eliete!!!!

    Tenha um ótimo dia querida!!!
    Tudo de bom pra ti!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oiii Eliete!!! Vim te visitar, hehe...

    Comecei a ler o trecho acima e fui gostando, gostando... No final é que vi que faz parte de A Louca da Casa... Já quis ler esse livro mas ainda não consegui, só que fiquei ainda mais curiosa...
    Tenho um livro sobre grandes personalidades femininas que é da Rosa Montero também, mas esqueci o nome agora (é um de capa branca com uma boca bem vermelha na frente, uma boca meio Salvador Dali)...
    Virei mais vezes!!! Beijãooooo

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog