quinta-feira, 14 de julho de 2011


Viver profundo

Eu quase nada sei. Mas desconfio de muita coisa.
Guimarães Rosa




Se compreendêssemos profundamente nossa condição de peregrinos neste mundo, saberíamos vivenciar intensamente cada minuto desta estrada, cada direção escolhida, cada inclinação assumida, cada oferta recebida.
Se compreendêssemos profundamente nossa condição de peregrinos neste mundo, estenderíamos nossas mãos, esgarçaríamos nossas dúvidas, saberíamos dimensionar nosso tamanho e nos aproximar-nos-íamos de todos os que também peregrinam.
Se compreendêssemos profundamente nossa condição de peregrinos neste mundo, exploraríamos melhor os imensos tesouros de nossas almas, debruçar-nos-íamos atentamente nos ditames do coração e não temeríamos nossas sombras.
Se compreendêssemos profundamente que o importante, não é a distância percorrida nem a bagagem adquirida, acumularíamos a sabedoria do caminho; desataríamos os nós do egoísmo, respiraríamos profundamente os momentos de repouso e nos abrigar-nos-íamos no silêncio de nosso interior.
Se compreendêssemos profundamente que a vida é, em essência, movimento e transformação, despojar-nos-íamos das cargas do medo, dos mecanismos de proteção e ficaríamos de mãos estendidas para as alquimias necessárias.
Se compreendêssemos que o dínamo que nos dá vitalidade é o amor, espalharíamos e multiplicaríamos suas sementes, e deixaríamos nossas marcas pelo caminho.
Se compreendêssemos que a esperança é a força que nos faz erguer os olhos para o alto e que fortalece novos passos, faríamos desta travessia uma epifania .
Viver mais profundamente é uma questão de decisão que só vem com a compreensão profunda do verdadeiro sentido da vida. A vida é muito mais do que se vê, é muito mais do que se suspeita, é uma bênção que dorme esperando a salvação
.

8 comentários:

  1. Maravilhoso iniciar o dia cedinho com uma mensagem assim... Linda e a vida é uma benção mesmo! beijos,chica e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Eliete!!

    Belíssima mensagem!!E imagens!!
    Vamos viver mais profundamente então, sem tantos medos e receios...
    Beijos pra ti querida!!
    tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  3. Lindo seu texto...

    a vida é uma benção...


    beijo!


    Zil

    ResponderExcluir
  4. Se entendêssemos, com certeza seríamos bem melhores. Menos arrogantes, mais humanos.
    BeijO*

    ResponderExcluir
  5. Belíssima mensagem Eliete!!! Se a gente entendesse muitas coisas ou simplificasse o viver, veriámos que a vida é muito mais que pensamos e estar aqui neste mundo já é uma benção.....somos um pontinho de Luz no universo,mas existimos!!!
    Bjos querida
    Titi

    ResponderExcluir
  6. Puxa vida acho que vou me encantar muito por aqui. E para entender um pouco avida não podemos perde a capacidade de se encantar, por exemplo com belas apalavras.

    ResponderExcluir
  7. Ah...Eliete...terminar a semana com uma mensagem desta é realmente um presente do Universo! adorei e obrigada por compartilhar tanta sabedoria bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi, minha linda! que belíssimo texto. Gosto muito daqui, por isso vou te linkar, senão acabo me esquecendo dos blogs bons. É que sempre visito os blogs que estão linkados e o seu é muito bom. Quero viajar mais por aqui. Amanhã vou postar um assunto sobre as mulheres. Gostaria de ter a sua opinião. Nunca peço isso, mas como é sobre nós, queria saber como todas pensamos. Isso é importante...compartilharmos conceitos de vida. E isso nos aproxima também.
    Um beijo e brigada pelo carinho!

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog