quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

NIZAN GUANAES, publicitário e presidente do Grupo ABC, escreve às terças, a cada 15 dias, na coluna da Folha de São Paulo.(08/02)
SOU, COM FREQUÊNCIA, chamado a fazer palestras para turmas de formandos. Orgulha-me poder orientar jovens em seus primeiros passos profissionais. Há uma palestra que alguns podem conhecer já pela web, mas queria compartilhar seus fundamentos com os leitores da coluna.
Sempre digo que a atitude quente é muito mais importante do que o conhecimento frio. Acumular conhecimento é nobre e necessário, mas sem atitude, sem personalidade, você, no fundo, não será muito diferente daquele personagem de Charles Chaplin apertando parafusos numa planta industrial do século passado. É preciso, antes de tudo, se envolver com o trabalho, amar o seu ofício com todo o coração. Não paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser um grande bandido ou um grande canalha. Napoleão não conquistou a Europa por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro.E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. Tudo o que fica pronto na vida foi antes construído na alma. A propósito, lembro-me de um diálogo extraordinário entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar dos leprosos, diz: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo". E ela responde: "Eu também não, meu filho". Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar têm trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.
Meu segundo conselho: pense no seu país. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Era muito difícil viver numa nação onde a maioria morria de fome e a minoria morria de medo. Hoje o país oferece oportunidades a todos. A estabilidade econômica e a democracia mostraram o óbvio: que ricos e pobres vão enriquecer juntos no Brasil. A inclusão é nosso único caminho.
Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu vomito. É exatamente isso que está escrito na carta de Laodiceia.É preferível o erro à omissão; o fracasso ao tédio; o escândalo ao vazio. Porque já li livros e vi filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso (ou narra e fica muito chato!).Colabore com seu biógrafo: faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.
Tenho consciência de que cada homem foi feito para fazer história.Que todo homem é um milagre e traz em si uma evolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, caminhando sempre com um saco de interrogações numa mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não dê férias para os seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: "Eu não disse? Eu sabia!". Toda família tem um tio batalhador e bem de vida que, durante o almoço de domingo, tem de aguentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que faria, apenas se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados, de empresários de mesa de bar, de pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta à noite, todo sábado e todo domingo, mas que na segunda-feira não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama "sucesso". Seja sempre você mesmo, mas não seja sempre o mesmo. Tão importante quanto inventar-se é reinventar-se. Eu era gordo, fiquei magro. Era criativo, virei empreendedor. Era baiano, virei também carioca, paulista, nova-iorquino, global.Mas o mundo só vai querer ouvir você se você falar alguma coisa para ele. O que você tem a dizer para o mundo?

12 comentários:

  1. Bom dia,Eliete!!

    Nossos posts estão em sintonia novamente!!
    Tenho pensado tanto neste assunto!
    Faz um tempo que queremos nos mudar, mas sempre tem um porem...Mas é bem o que teu post diz, o não fazer nada é muito pior que fracassar, porque fracassando pelo menos mostra que tentamos...
    Temos tanto medo do fracasso, que esquecemos que o não tentar, não mudar é muito pior, porque é não viver!
    **E não é que quando queremos e buscamos respostas o universo conspira mesmo a nosso favor!! Tem muitas pessoas que acham que sou sonhadora, podem atá ter razão.Mas acredito muito nisso! E acontece!
    Só preciso ser mais ousada...e não ter tanto receio de fracassar! Mas se para mudara ter consciência disso já é um passo,bom tenho dado alguns passos...

    Obrigada!
    Beijos!!
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso esse artigo!
    "Seja sempre você mesmo, mas não seja sempre o mesmo." resume tudo.
    E vamos à luta, abraçar cada oportunidade de contar para o mundo para o quê viemos...

    ResponderExcluir
  3. OI!

    Um casamento de um filho apesar da alegria não deve ser simples...ainda mais quando vão morar longe!
    A vida esta sempre nos exigindo uma nova postura, um novo aprendizado!!E vamos nos adaptando,aprendendo...
    Lembro a primeira vez que meu filho foi para a escola!Ele ficou tranquilo(comecei a prepara-lo um ano antes...), mas voltei para casa me sentindo tão vazia...Ficar um período longe dele, sem ver o que ele estava fazendo...
    Mas fui me acostumando,tenho que prepara-lo para o mundo! Só que saber isso é fácil...mas sentir...Este precisa ser educado, treinado!!

    Parabéns pela filha!!
    Boa sorte pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Discurso de um vencedor!Bem adequado em termos
    de Brasil onde as oportunidades são direitoa alienáveis concedidos a todos e onde não existem compradrios no poder...entretanto é evidente que teoricamente é de retórica irreprensível e podemos contar algumas celebridades que fizeram por merecer e lógico que sonhar é o primeiro passo da realização,Mas me dói ver tantos jovens saindo com tantas esperanças da Universidade e entrar no mundo real com tão poucas oportunidades de fazer valer o seu talento.Um abraço fraterno

    ResponderExcluir
  5. Uhhh!!!

    Texto supimpa, não conhecia o autor! Dei um twitter nele, Eliete:

    [ Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser um grande bandido ou um grande canalha. (N. GUANAES) In: http://girodeideias.blogspot.com/ ]

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  6. Ah, a seleção de imagens está impecável!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Eliete!!!

    Que texto maravilhoso...também penso que todo homem pode criar sua própria história e fazer a diferença!!!
    Lembrei de uma frase que diz:A caridade sem ação é apenas uma palavra.Assim é quando pensamos e não realizamos.
    Obrigada pelo toque.

    Um grande Beijo

    ResponderExcluir
  8. Ah! Ia me esquecendo...lindas as fotos que colocou!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. .

    Excelente artigo, Eliete!

    A apologia ao dinheiro é hoje a prioridade de todos, esquecendo-se do valor real do 'humano', em dar-se ao outro sem restrições, como foi o caso citado da freira americana.
    O perdedor, o fracassado, é realmente aquele que não tentou e continua no ócio eterno.Busquemos, pois.

    "Tudo o que fica pronto na vida foi antes construído na alma."

    Sonhemos para realizar-mos.

    Beijo grande, querida.

    .
    .

    ResponderExcluir
  10. Eliete é um bom momento para te dizer Eu te amo! admiro o cristal que brilha da tua alma, obrigado por tudo que está neste post. a vida é exatamente assim não há outro jeito é a chave para sentir a centelha de Deus, Salve grande Eliete, minha agradece e beija de joelhos os teus pés.

    ResponderExcluir
  11. Foi compartilhado no facebook e no twitter.... lindo demais.

    ResponderExcluir
  12. Queridos amigos, só tenho que agradecer o incentivo e as palavras tão generosas de todos vocês que me visitam. Um grande beijo e obrigada.

    ResponderExcluir

Apontadora de Idéias

Minha foto
São Paulo, Brazil
"A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas... Mas não posso explicar a mim mesma." (Lewis Carroll)

Arquivo do blog